Os Amigos do Setor "O" preocupados com várias promessas e inúmeras entrevistas com a comunidade e as autoridades, resolveram fazer um histórico a respeito. Abaixo a entrevista do Governador e logo após, a do antigo administrador.
Em anos eleitorais ou mesmo ocupando cargos indicados, os candidatos a cargos eletivos (cargos eleitos pelo voto da população) fazem suas campanhas e propagandas eleitorais em vários veículos de comunicação, como rádio, televisão e internet. Para conquistar votos, esses candidatos prometem muitas coisas aos eleitores, mas sabemos que depois de eleitos ou mesmo antes, muitas promessas não são cumpridas.
As promessas eleitorais são compromissos?
As promessas eleitorais são consideradas mais intenções do que compromissos, pois não existem exigências de que as promessas de políticos em campanha sejam cumpridas durante o possível mandato, nem há sanções para os eleitos que não as cumprirem. Por outro lado, podemos considerá-las como compromissos dos eleitos com seus eleitores, afinal, a população escolhe seus representantes com base nas propostas apresentadas na campanha e, portanto, esperam que elas sejam realizadas.
E por que não se exige que as promessas de políticos sejam cumpridas?
Não temos nada em nosso ordenamento jurídico – conjunto de leis – que faça essa exigência. Isso porque cumprir as promessas feitas em campanha não é uma tarefa muito fácil e sempre dependerá de uma soma de fatores e não apenas do candidato eleito.
Temos que lembrar que grande parte das decisões políticas são tomadas por uma equipe, formada por políticos e servidores de opiniões diferentes e esses grupos sofrem pressão da oposição – que pode dificultar a implementação de alguma política – ou até mesmo da sociedade civil – que pode manifestar-se a favor ou contra determinadas medidas. Um mandato no Executivo, por exemplo, depende de orçamento, da composição do Legislativo e de uma série de fatores que não são decisão, nem escolha da pessoa eleita.
Então como posso analisar as promessas dos candidatos em que vou votar?
Primeiro, é muito importante que se entenda quais são as atribuições de cada cargo, pois é muito comum políticos prometerem certas coisas que não são de sua competência. Por exemplo, se uma vereadora promete construir novas creches, essa seria uma promessa inviável, pois os serviços de educação municipal são de responsabilidade da prefeitura.
Você pode entender quais as atribuições de todos os cargos eletivos com a ajuda do Politize!: Presidente, Senador, Deputado Federal, Deputado Estadual, Governador, Prefeito e Vereador.
Outro cuidado que devemos ter é com promessas milagrosas. O nosso sistema político é complexo, há muitas regras e muitos interesses envolvidos, e governar – seja um município, um estado ou o país – não é nada fácil. Então, quando se deparar com uma promessa muito generosa, desconfie!