O Dia da Independência (também chamado Dia da Independência do Brasil, 7 de setembro, e Dia da Pátria) é um feriado nacional do Brasil celebrado a cada ano. A data comemora a Declaração de Independência do Brasil do Império Português no dia 7 de setembro de 1822. Mas ontem a comemoração foi diferente. Ontem o dia da independência ou pelo menos o público que compareceu deixou a idéia ou a esperança de luta por um país, sem corrupção, sem fome, sem desigualdades sociais, com respeito a família e aos bons costumes. A vitória ontem foi contra partidos e pessoas que insistem em querer a derrota deste país, sem a mínima identidade com a justiça e a verdade, uma minoria que encabeça toda a vergonha brasileira de ontem, e que deseja se manter até hoje.
A mídia tradicional não mostrou mas foi batido recordes de público em todas as capitais, e também, recorde de audiência na TV BRASIL. Quem não pode ir ou não viu o desfile. Perdeu um dos melhores desfiles da história, e o melhor, não pode conferir a emoção que contagiou a todos.
O palanque foi muito bem representado por pessoas ligadas a sociedade tradicional e religiosa, como : Silvio Santos e Edir Macedo. E fizeram questão de comparecer várias autoridades, como o Governador do DF Ibanéis Rocha.
A novidade maior foi a quebra de protocolo do presidente em desfilar junto ao povo, trazendo além de seu patriotismo a sua popularidade, levando o público ao delírio no coro: "Mito cadê você eu vim aqui só pra te ver". Em um momento de grande repercussão, e que foi marcado pelo patriotismo e euforia dos participantes, o maestro não se conteve e passou o comando da banda ao presidente para reger o término de uma música.
Milhares de telespectadores postaram mensagens via YOUTUBE e WHATSAPP, eufóricos e emocionados com o evento que definia o nosso patriotismo.